segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

APRENDENDO MATEMÁTICA (1)

PARA ESTUDANTES EM GERAL, QUE PRETENDEM APRENDER MATEMÁTICA PARA PASSAR DE ANO OU EM CONCURSOS.
Tendo sido professor de Matemática por muitos anos, não poderia deixar de escrever um artigo, sobre as dificuldades encontradas por muitos estudantes dessa matéria.

É inegável que de todas as disciplinas, a matemática é a que mais causa preocupação nos estudantes, e isto acaba às vezes se transformando até em traumas que a pessoa passa a carregar pelo resto da vida. As frases: detesto matemática, nunca consegui aprender matemática e outras parecidas, são sempre ouvidas. Isto tudo é reflexo de uma má interpretação e falta de conhecimento do que realmente é a Matemática.
Para começar, diríamos que aprender Matemática não é algo impossível e que está perfeitamente ao alcance de 95% da população. Estes outros 5%, são aqueles que não aprendem Matemática, nem Ciências, nem História..., isto é, não nasceram para o estudo, mas podem aprender muitas outras coisas.
Matemática, não é como dizem, uma matéria diferente das outras, não precisa ter jeito, nem predisposição, o problema é que necessita de muito esforço e dedicação (até rimou...). É como disse Thomas Alva Edison, todo gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Matemática é uma TÉCNICA que deve ser assimilada. É como um edifício, deve ter uma base sólida para que assim possam ser construídos os demais andares. Quanto mais sólida a base, mais andares podem ser construídos.
Assim, devemos começar pela base, não adianta querer aprender matérias do Ensino Médio se não dominar completamente as do Ensino Fundamental. E quais são as matérias básicas? Vamos lá: O fundamental é aprender a tabuada, ou pelo menos entender seu significado, entender que 3 x 8 é o mesmo que 8 + 8 + 8. Assim, contando no dedo, ou calculando a soma, chega-se ao resultado (técnicas para fazer a soma por dedução, fica para outra oportunidade). Depois, é preciso dominar as 4 operações. Certo, que as calculadoras estão em toda parte, mas, em concursos e exames, não são liberadas, então, antes que nos tornemos escravos delas, temos que aprender as operações e entender seu significado, por exemplo: somar é juntar, subtrair é tirar, dividir, repartir.
A seguir, temos as operações com decimais, frações, números relativos (negativos). Tudo tem a parte teórica e prática, uma completa a outra, para operar com frações, o estudante precisa primeiro, entender o que é uma fração para depois fazer as operações.
Esqueça a parte de conjuntos que foi uma idiotice que estragou muito o aprendizado da Matemática. Não acrescenta nada de útil na vida das pessoas. Infelizmente infestaram a matemática de coisas inúteis, só para torná-la, talvez, na visão de certos matemáticos, mais abstrata, e de abstrata, ela não deve ter nada.
Então, se forem dominadas as 4 principais operações, mais as operações com frações, decimais e relativos, já é um grande passo.
Por enquanto é só, no próximo artigo, abordarei outros tópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário