terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FAROIS PERIGOSOS

SE FOR VIAJAR PARA A SIBÉRIA, CUIDADO!!!
Faróis nucleares abandonados assombram litoral russo
Litoral norte é cheio de dejetos radiativos de escombros do regime comunista
O litoral norte da Rússia é um dos lugares mais hostis do universo. É uma costa imensa, situada em pleno Círculo Polar. Durante o inverno – e nós estamos falando de invernos polares – o sol demora dias para aparecer. São 100 séries de 24 horas seguidas só com noite, noite e mais noite.

Nos tempos da Guerra Fria, o Partido Comunista construiu uma rede de faróis por toda a costa norte para que os navios não se perdessem na escuridão, afinal, aquele ainda era um caminho mais curto que ligava o ocidente com a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
De uns tempos para cá, no entanto, uma vez que ficou bem fácil navegar com auxílio de satélite, de GPS e mais outras engenhocas, mas, naquela época, aquele era um lugar onde, pra se perder, você só precisava ir para lá. Então, ninguém ia. Por isso, os faróis precisavam ser auto-sustentáveis.

O Partido resolveu isso com duas palavras: “energia nuclear”.
Cientistas ficaram anos pesquisando como fazer para que os faróis pudessem funcionar e construíram uma série de reatores atômicos em miniatura e largaram lá. A idéia pareceu boa, afinal, eles jamais precisariam de interferência humana. Eles ligavam as luzes na hora certa e emitiam sinais de rádio quando fosse preciso.

Com o fim da União Soviética, os faróis não duraram muito. Saqueadores começaram a fuçar neles, em busca de metais como cobre e muitos se deram mal quando descobriram que o farol era radiativo.

Estes faróis, estão completamente abandonados hoje em dia, mas os russos tiveram que espalhar avisos que dizem: “RADIOATIVIDADE” em letras garrafais para que essas relíquias da Guerra Fria não acabem matando os turistas que se arriscam a conhecer locais inusitados.
Extraído do portal R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário